3º ANO
CÁLCULO EM BLOCOS
[EF03LP02] Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, VC, VV, CVV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.
AULA 03 - Base 10 Fun - Material dourado
(EF03MA02) Identificar características do sistema de numeração decimal, utilizando a composição e a decomposição de número natural de até quatro ordens.
AULA 04 - ERA DOS DINOSSAUROS
AULA 05 - Missão Relógio
AULA 07 - DIA DOS POVOS INDÍGENAS
(EF03HI01): Identificar os grupos populacionais que formam a cidade, o município e a região, as relações estabelecidas entre eles e os eventos que marcam a formação da cidade, como fenômenos migratórios (vida rural/vida urbana), desmatamentos, estabelecimento de grandes empresas etc.
https://www.escolagames.com.br/jogos/povos-indigenas
https://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=6035
Povos Indígenas no Brasil Mirim
AULA 08 - M ou N
(EF03LP01) Ler e escrever palavras com correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas – c/qu; g/gu; r/rr; s/ss; o (e não u) e e (e não i) em sílaba átona em final de palavra – e com marcas de nasalidade (til, m, n).
(EF03HI01): Identificar os grupos populacionais que formam a cidade, o município e a região, as relações estabelecidas entre eles e os eventos que marcam a formação da cidade, como fenômenos migratórios (vida rural/vida urbana), desmatamentos, estabelecimento de grandes empresas etc.
https://www.escolagames.com.br/jogos/povos-indigenas
https://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=6035
Povos Indígenas no Brasil Mirim
AULA 08 - M ou N
(EF03LP01) Ler e escrever palavras com correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas – c/qu; g/gu; r/rr; s/ss; o (e não u) e e (e não i) em sílaba átona em final de palavra – e com marcas de nasalidade (til, m, n).
https://atividade.digital/jogos/lingua-portuguesa/ortografia-formacao-de-palavras/diga-ai-com-m-ou-n
(EF03LP01) Ler e escrever palavras com correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas – c/qu; g/gu; r/rr; s/ss; o (e não u) e e (e não i) em sílaba átona em final de palavra – e com marcas de nasalidade (til, m, n).
AULA 09 - SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO
(EF03MA24) Resolver e elaborar situações-problema que envolvam a comparação e a equivalência de valores monetários do sistema brasileiro em situações de compra, venda e troca.
AULA 09 - SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO
(EF02MA06) Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até três ordens, com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, utilizando estratégias pessoais.
Vá pelo caminho da resposta correta do cálculo. Utilize as setas para jogar.
(EF02MA06) Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até três ordens, com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, utilizando estratégias pessoais.
Vá pelo caminho da resposta correta do cálculo. Utilize as setas para jogar.
https://www.jogosdaescola.com.br/jogo-da-matematica/
http://www.orientadores.pmmc.com.br/cae/pai/online/atividades/0801MAT014/0801MAT01401.htm
AULA 10 (4 ATIVIDADES)
(EF12LP07) Identificar e (re)produzir, em cantiga, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas e canções, rimas, aliterações, assonâncias, o ritmo de fala relacionado ao ritmo e à melodia das músicas e seus efeitos de sentido.
Relembre este patrimônio cultural que marcou geraçõesAtravés das Parlendas, trabalharemos as habilidades de leitura e interpretação textual.
AULA 11
Planeje rotas no mapa (distância, complexo)
AULA 12
(EF03MA05) Utilizar diferentes procedimentos de cálculo mental e escrito para resolver problemas significativos envolvendo adição, subtração e multiplicação com números naturais.
(EF03MA07) Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4, 5 e 10) com os significados de adição de parcelas iguais e elementos apresentados em disposição retangular, utilizando diferentes estratégias de cálculo e registros.
(EF03MA03) Construir e utilizar fatos básicos da adição e da multiplicação para o cálculo mental ou escrito.
(EF02MA06) Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até três ordens, com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, utilizando estratégias pessoais. Vá pelo caminho da resposta correta do cálculo. Utilize as setas para jogar. https://www.jogosdaescola.com.br/jogo-da-matematica/https://www.jogosdaescola.com.br/math-farm/ |
---|
AUMENTATIVOS E DIMINUTIVOS
https://www.liveworksheets.com/w/pt/ciencias/723880
(EF03CI07) Identificar características da Terra (como seu formato esférico, a presença de água, solo etc.), com base na observação, manipulação e comparação de diferentes formas de representação do planeta (mapas, globos, fotografias etc.).
http://www.orientadores.pmmc.com.br/cae/pai/online/atividades/0102MAT010/0102MAT01001.htm
http://www.orientadores.pmmc.com.br/cae/pai/online/atividades/0804MAT010/0804MAT01001.htm
http://www.orientadores.pmmc.com.br/cae/pai/online/atividades/0102MAT003/0102MAT00301.htm
AUMENTATIVOS E DIMINUTIVOS
Nome do inseto: |
Pardal |
Quantas patas ele tem?: |
2 pés |
Ele possui asas? |
Sim |
Como ele se locomove?: |
Voando |
O que ele come?: |
Insetos e sementes |
Possui antenas?: |
Não |
Características gerais: Eles são pequenos, com um corpo robusto, têm um bico espesso e pernas finas. Além disso, comem grãos ,sementes e insetos, embora quando vivam em cidades também possam comer pão ralado, frutas ou legumes. |
Nome do inseto: | Maria fedida |
Quantas patas ele tem?: | 6 pés |
Ele possui asas? | Sim |
Como ele se locomove?: | Voa e anda |
O que ele come?: | Folhas e frutas |
Possui antenas?: | Não |
Características gerais: a maria fedida é inofensiva para seres humanos. No entanto, algumas culturas, dentre elas, soja e girassol podem sofrer danos devido a presença do parasita |
Nome do inseto: | Libélula |
Habitat: | Nas proximidades de lagos, riachos ou fontes d'água |
Quantas patas ele tem?: | 6 patas |
Ele possui asas? | Sim. 2 pares |
Como ele se locomove?: | Voa e anda |
O que ele come?: | Insetos |
Possui antenas?: | Sim |
Características gerais: olhos compostos, abdômen fino e longo. São predadores de moscas e mosquitos. Chegam a medir 2 cm a 16 cm de comprimento e são muito velozes. |
Nome do inseto: | Formiga |
Quantas patas ele tem?: | 6 pés |
Ele possui asas? | Não |
Como ele se locomove?: | Andando |
O que ele come?: | Folhas e restos de comidas dependendo da espécie |
Possui antenas?: | Sim. 1 par |
Características gerais: As formigas também são insetos sociais que vivem em colônias, onde os indivíduos fazem as divisões de tarefas: rainha, operárias e os machos |
Nome do inseto: | Cobra Cega |
Quantas patas ele tem?: | Não |
Ele possui asas? | Não |
Como ele se locomove?: | Rasteja |
O que ele come?: | principalmente invertebrados |
Possui antenas?: | Não |
Características gerais: Algumas cobras-cegas, quando filhotes, se alimentam da pele da mãe: comportamento este chamado de dermatofagia. Não é incrível? |
Comentários
Postar um comentário