3º ANO

AULA 01

[EF03MA05] - Utilizar diferentes procedimentos de cálculo mental e escrito para resolver problemas significativos envolvendo adição e subtração com números naturais.

CONTINHAS DE ADIÇÃO

Faça as Continhas Matemáticas de Adição preenchendo os resultados.
Se errar apague e digite outro número

BÔNUS


CÁLCULO EM BLOCOS

(EF03MA06) Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades, utilizando diferentes estratégias de cálculo exato ou aproximado, incluindo cálculo mental.





AULA 02

SEPARE AS SÍLABAS
[EF03LP05] - Identificar o número de sílabas de palavras, classificando-as em monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas.

[EF03LP02]  Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, VC, VV, CVV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.

Separe as palavras em sílabas e acerte todas para brincar no labirinto Escola Games.

No labirinto, você vai encontrar um game super divertido e desafiador. Cuidado para não errar!




 AULA 03 - Base 10 Fun - Material dourado

(EF03MA02Identificar características do sistema de numeração decimal, utilizando a composição e a decomposição de número natural de até quatro ordens.



O gato galáctico está precisando da sua ajuda para continuar sua viagem pelo espaço.

Ajude-o a encontrar todos os blocos espaciais para terminar essa missão.


 AULA 04 - ERA DOS DINOSSAUROS

(EF03MA18) Escolher a unidade de medida e o instrumento mais apropriado para medições de comprimento, tempo e capacidade
(EF02MA18) Indicar a duração de intervalos de tempo entre duas datas, como dias da semana e meses do ano, utilizando calendário, para planejamentos e organização de agenda.

AULA 05 - Missão Relógio

(EF02MA18) Indicar a duração de intervalos de tempo entre duas datas, como dias da semana e meses do ano, utilizando calendário, para planejamentos e organização de agenda.
(EF03MA23) Ler horas em relógios digitais e em relógios analógicos e reconhecer a relação entre hora e minutos e entre minuto e segundos.
Missão Relógio
Participe da Missão Relógio encontrando a hora certa!

Sua missão é entrar no relógio e encontrar o marcador com a hora que aparece na parte superior da tela. Você pode pular, correr, ir e voltar para superar esse super desafio! Vamos nessa?

AULA 06


(EF03MA15) Classificar e comparar figuras planas (triângulo, quadrado, retângulo, trapézio e paralelogramo) em relação a seus lados (quantidade, posições relativas e comprimento) e vértices.
https://atividade.digital/jogos/matematica/poligono-figuras-geometricas/conhecendo-poligonos


AULA 07 - DIA DOS POVOS INDÍGENAS

(EF03HI01): Identificar os grupos populacionais que formam a cidade, o município e a região, as relações estabelecidas entre eles e os eventos que marcam a formação da cidade, como fenômenos migratórios (vida rural/vida urbana), desmatamentos, estabelecimento de grandes empresas etc.

https://www.escolagames.com.br/jogos/povos-indigenas


https://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=6035

Povos Indígenas no Brasil Mirim


AULA 08 - M ou N

(EF03LP01) Ler e escrever palavras com correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas – c/qu; g/gu; r/rr; s/ss; o (e não u) e e (e não i) em sílaba átona em final de palavra – e com marcas de nasalidade (til, m, n).

https://atividade.digital/jogos/lingua-portuguesa/ortografia-formacao-de-palavras/diga-ai-com-m-ou-n

https://brincandocomarie.com.br/desafio-m-n

(EF03LP01) Ler e escrever palavras com correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas – c/qu; g/gu; r/rr; s/ss; o (e não u) e e (e não i) em sílaba átona em final de palavra – e com marcas de nasalidade (til, m, n).

(EF02MA06) Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até três ordens, com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, utilizando estratégias pessoais.

Vá pelo caminho da resposta correta do cálculo. Utilize as setas para jogar.

https://www.jogosdaescola.com.br/jogo-da-matematica/

http://www.orientadores.pmmc.com.br/cae/pai/online/atividades/0801MAT014/0801MAT01401.htm


AULA 10 (4 ATIVIDADES)


(EF12LP07) Identificar e (re)produzir, em cantiga, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas e canções, rimas, aliterações, assonâncias, o ritmo de fala relacionado ao ritmo e à melodia das músicas e seus efeitos de sentido.

Relembre este patrimônio cultural que marcou gerações
Através das Parlendas, trabalharemos as habilidades de leitura e interpretação textual. 





AULA 11


Algoritmos com repetições simples

(EF02CO02) Criar e simular algoritmos representados em linguagem oral, escrita ou pictográfica,  construídos como sequências com repetições simples (iterações definidas) com base em instruções preestabelecidas ou criadas, analisando como a precisão da instrução impacta na execução do algoritmo.



Planeje rotas no mapa (distância, complexo)


(EF02MA12) Identificar e registrar, em linguagem verbal ou não verbal, a localização e os deslocamentos de pessoas e de objetos no espaço, considerando mais de um ponto de referência, e indicar as mudanças de direção e de sentido.


AULA 12

(EF03MA05) Utilizar diferentes procedimentos de cálculo mental e escrito para resolver problemas significativos, envolvendo adição, subtração e multiplicação com números naturais.


BÔNUS: 

(EF03MA29) - Construir, utilizar e desenvolver estratégias diversas para o cálculo das quatro operações. Procedimentos de cálculo (mental e escrito) com números naturais: adição, subtração, multiplicação e divisão • Cálculo de adições e subtrações por meio de estratégicas pessoais e com regras




AULA 16

(EF03MA07) Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4, 5 e 10) com os significados de adição de parcelas iguais e elementos apresentados em disposição retangular, utilizando diferentes estratégias de cálculo e registros.

Multiplicação 1 a 5


(EF03MA03) Construir e utilizar fatos básicos da adição, subtração e da multiplicação para o cálculo mental ou escrito.

PROBLEMAS COM MULTIPLICAÇÃO

AULA 17 - Medida de Massa II (3 e 4)



Desafio : 



AULA 18 - Medida de Massa III (5)


Desafio: 

*************************************************
 


AULA 30




AULA 27
AVALIAÇÃO 3º BIMESTRE






AULA 26

(EF03MS06) Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades, utilizando diferentes estratégias de cálculo exato ou aproximado, incluindo cálculo mental.



Bônus:

AULA 25 








AULA 24



AULA 23

AULA 22

Realizar o desafio 1 (soma) com 5 acertos, 2  (subtração) com 3 acertos

 (EF03MA05) Utilizar diferentes procedimentos de cálculo mental e escrito para resolver problemas significativos envolvendo adição, subtração e multiplicação com números naturais.


BÔNUS

AULA 16 

[EF02LP12] Ler e compreender com certa autonomia cantigas, letras de canção, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade..


(EF03MA02) Identificar características do sistema de numeração decimal, utilizando a composição e a decomposição de número natural de até quatro ordens.






(EF03MA05) Utilizar diferentes procedimentos de cálculo mental e escrito para resolver problemas significativos envolvendo adição, subtração e multiplicação com números naturais.





AULA 14

(EF03MA07) Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4, 5 e 10) com os significados de adição de parcelas iguais e elementos apresentados em disposição retangular, utilizando diferentes estratégias de cálculo e registros.

(EF03MA03) Construir e utilizar fatos básicos da adição e da multiplicação para o cálculo mental ou escrito.


AULA 13







(EF02MA18) Indicar a duração de intervalos de tempo entre duas datas, como dias da semana e meses do ano, utilizando calendário, para planejamentos e organização de agenda.


AULA 12
(EF03MA05) Utilizar diferentes procedimentos de cálculo mental e escrito, inclusive os convencionais, para resolver problemas significativos envolvendo adição e subtração com números naturais.

Hoje, de uma forma especial e muito divertida, vocês, crianças, vão aprender Matemática comprando produtos e acessórios, em um Pet Shop online.


AULA 11

(EF02MA06) Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até três ordens, com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, utilizando estratégias pessoais.

Vá pelo caminho da resposta correta do cálculo. Utilize as setas para jogar.

https://www.jogosdaescola.com.br/jogo-da-matematica/

https://www.jogosdaescola.com.br/math-farm/



AULA 10





AULA 09

(EF03LP02) Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, VC, VV, CVV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.

Complete as palavras que vão caindo com as letras corretas.
Você deve correr contra o tempo para impedir os meteoros de cair em nosso amiguinho triceratops!







AULA 07





AULA 06 





AULA 05




AULA 04

CÁLCULO EM BLOCOS

(EF03MA03): Construir e utilizar fatos básicos da adição e da multiplicação para o cálculo mental ou escrito.




(EF03MA06) Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades, utilizando diferentes estratégias de cálculo exato ou aproximado, incluindo cálculo mental.



AUMENTATIVOS E DIMINUTIVOS

(EF02LP11) Formar o aumentativo e o diminutivo de palavras com os sufixos -ão e -inho/-zinho.












****************************************************

https://www.jogosdaescola.com.br/adicao-100-sem-transporte/


AULA 32



AULA  31

DECOMPOSIÇÃO DE NUMERAIS

Complete a tabela com os elementos que estão faltando.

A primeira linha serve como exemplo.
Obs: coloque o sinal junto ao número, não coloque espaços.
Correto: 100+90+6
Errado: 100 + 90 + 6
E não utilize a vírgula ao escrever o numeral por extenso.



AULA 30




AULA 29





AULA 28


JOGOS AFRICANOS

Joga Mancala online. É um jogo de inteligência que consiste em coletar tantas gemas em seu Mancala (a tigela de madeira que corresponde a você). As gemas se movem e dividem no sentido horário. Eles estão depositando. Se a última gema é depositada em seu mancala, você tem um rolo extra. Ao colocar o mouse sobre um buraco na mesa, você está informado sobre o número de pedras preciosas que contém para que você possa planejar a pilha com a qual deseja lidar.
AULA 27 

(EF35LP01) : Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.



https://www.ensinarhistoriajoelza.com.br/game/puzzle-arte-indigena/
AULA 25





AULA 24




https://www.jogosdaescola.com.br/dividindo/
BONUS:


AVALIAÇÃO DE INFORMÁTICA  3º BIMESTRE


AULA 23

Realizar o desafio 1 (soma) com 5 acertos, 2  (subtração) com 3 acertos

 (EF03MA05) Utilizar diferentes procedimentos de cálculo mental e escrito para resolver problemas significativos envolvendo adição, subtração e multiplicação com números naturais.


BÔNUS

AULA 22

(EF02CI04) Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que eles vivem.

https://www.liveworksheets.com/w/pt/ciencias/723880

(EF03CI07) Identificar características da Terra (como seu formato esférico, a presença de água, solo etc.), com base na observação, manipulação e comparação de diferentes formas de representação do planeta (mapas, globos, fotografias etc.).




AULA 21
[EF03HI03]: Identificar e comparar pontos de vista em relação a eventos significativos do local em que vive, aspectos relacionados a condições sociais e à presença de diferentes grupos sociais e culturais, com especial destaque para as culturas africanas, indígenas e de migrantes.



DECOMPOSIÇÃO DE NUMERAIS

(EF03MA02) Identificar características do sistema de numeração decimal, utilizando a composição e a decomposição de número natural de até quatro ordens. Objetivos específicos : Compor e decompor números naturais de até quatro ordens. Conceito-chave: Composição e decomposição de números.

AULA 20




AULA 19 

(EF03MA02) Identificar características do sistema de numeração decimal, utilizando a composição e a decomposição de número natural de até quatro ordens.







AULA 16

Realizar 2 vezes:

Tente esse:

AVALIAÇÃO BIMESTRAL INFORMÁTICA


AULA 15
(EF03MA03) Construir e utilizar fatos básicos da adição e da multiplicação para o cálculo mental.

O Dino quer brincar no mundo mágico e para isso precisa de sua ajuda com a tabuada.
Escolha uma tabuada e responda às questões para começar uma grande aventura!


AULA 13
CG02 - Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas..








AULA 09

(EF03MA10) Identificar regularidades em sequências ordenadas de números naturais, resultantes da realização de adições ou subtrações sucessivas, por um mesmo número, descrever uma regra de formação da sequência e determinar elementos faltantes ou seguintes.

A galinha Bibi está pedindo ajuda para encontrar seus ovos. Para ajudá-la você deve encontrar a sequência numérica correta e preencher os espaços.



AULA 08

 (EF02LP02) segmentar palavras em sílabas e remover e substituir sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras.

(EF03GE08) Relacionar a produção de lixo doméstico ou da escola aos problemas causados pelo consumo excessivo e construir propostas para o consumo consciente, considerando a ampliação de hábitos de redução, reúso e reciclagem/ descarte de materiais consumidos em casa, na escola e/ou no entorno.


AULA 07

(EF02MA18) Indicar a duração de intervalos de tempo entre duas datas, como dias da semana e meses do ano, utilizando calendário, para planejamentos e organização de agenda.






AULA 05

(EF03MA22) Ler e registrar medidas e intervalos de tempo, utilizando relógios (analógico e digital) para informar os horários de início e término de realização de uma atividade e sua duração.







AULA 04

AUMENTATIVOS E DIMINUTIVOS

(EF02LP11) Formar o aumentativo e o diminutivo de palavras com os sufixos -ão e -inho/-zinho.













Graças a participação dos meus alunos do 3º ano, consegui esse acervo de fichas técnicas de animais e inseto: PARABÉNS aos colaboradores 😉!!!
Gabrieli 3A

Nome do inseto:

Pardal 

Quantas patas ele tem?:

 2 pés

Ele possui asas?                                     

 Sim

Como ele se locomove?:

 Voando

O que ele come?:

 Insetos e sementes

Possui antenas?:

 Não

Características gerais: Eles são pequenos, com um corpo robusto, têm um bico espesso e pernas finas.

    Além disso, comem grãos ,sementes e insetos, embora quando vivam em cidades também possam comer pão ralado, frutas ou legumes.



Guilherme 3A

Nome do inseto:

Maria fedida

Quantas patas ele tem?:

 6 pés

Ele possui asas?                                     

 Sim

Como ele se locomove?:

 Voa e anda

O que ele come?:

 Folhas e frutas

Possui antenas?: 

 Não

Características gerais: a maria fedida é inofensiva para seres humanos.  No entanto, algumas culturas, dentre elas, soja e girassol podem sofrer danos devido a presença do parasita



João Miguel 3A

Nome do inseto:

Libélula

Habitat:

Nas proximidades de lagos, riachos ou fontes d'água

Quantas patas ele tem?:

 6 patas

Ele possui asas?                                     

 Sim. 2 pares

Como ele se locomove?: 

 Voa e anda

O que ele come?: 

 Insetos

Possui antenas?: 

 Sim

Características gerais: olhos compostos, abdômen fino e longo. São predadores de moscas e mosquitos.  Chegam a medir 2 cm a 16 cm de comprimento e são muito velozes.


Pedro Zonatto 3 A

Nome do inseto:

Formiga

Quantas patas ele tem?:

 6 pés

Ele possui asas?                                     

 Não

Como ele se locomove?: 

 Andando

O que ele come?: 

 Folhas e restos de comidas dependendo da espécie

Possui antenas?: 

 Sim. 1 par

Características gerais: As formigas também são insetos sociais que vivem em colônias, onde os indivíduos fazem as divisões de tarefas: rainha, operárias e os machos


Ryan 3A

Nome do inseto:

Cobra Cega

Quantas patas ele tem?:

 Não

Ele possui asas?                                     

 Não

Como ele se locomove?:

 Rasteja

O que ele come?:

 principalmente invertebrados

Possui antenas?:

 Não

Características gerais: Algumas cobras-cegas, quando filhotes, se alimentam da pele da mãe: comportamento este chamado de dermatofagia.  Não é incrível?







Comentários

Postagens mais visitadas