4º ANO
AULA 28
Jogo: C.I.A. - Cherlóqui Investigações de AcasosAssuma o papel de Lupin, a lupa, e ajude Cherlóqui Rolmes a desvendar os mistérios antes do expediente terminar, descobrindo as palavras que concluem o caso investigado nas pistas e em um caça-palavras desafiador.
AULA 27
AVALIAÇÃO 3º BIMESTRE
AULA 26
O intuito do jogo é ajudar a personagem principal a reencontrar seus filhotes. O plano da gatinha para cumprir esse objetivo é o de acordar seu dono com o cheiro de bolinhos (Cupcakes), para que, então, ele abra a porta da cozinha. Será que você consegue ajuda-la a encontrar todos os ingredientes dos bolinhos e também a preparar os Cupcakes?
AULA 24AULA 23
AULA 21
(EF04MA18) Reconhecer ângulos retos e não retos em figuras poligonais com o uso de dobraduras, esquadros ou softwares de geometria.
(EF04MA17) Associar prismas e pirâmides a suas planificações e analisar, nomear e comparar seus atributos, estabelecendo relações entre as representações planas e espaciais.
AULA 21 (3 ATIVIDADES)
Habilidades desenvolvidas: Abordar as habilidades de desenvolvimento do raciocínio lógico através do uso das quatro operações e da análise combinatória de dados, bem como a interpretação das informações explícitas no enunciado.
(EF04MA03) Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo, cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas do resultado.
Habilidades desenvolvidas: Aprender como construir fatos básicos da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo para resolver problemas.
Habilidades desenvolvidas: Reconhecer a diversidade da cultura local. Resgatar algumas lendas que fazem parte do folclore brasileiro
AULA 20
(EF03CI04): Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo.O guardião da selva está pedindo sua ajuda para encontrar os animais na selva.
Enfrente os desafios para ajudá-lo a protegê-los.
AULA 17
(EF04MA27): Analisar dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos de colunas ou pictóricos, com base em informações das diferentes áreas do conhecimento, e produzir texto com a síntese de sua análise.
AULA 15(EF03MA07) Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4, 5 e 10) com os significados de adição de parcelas iguais e elementos apresentados em disposição retangular, utilizando diferentes estratégias de cálculo e registros.
AULA 13
(EF04MA25) Resolver e elaborar problemas que envolvam situações de compra e venda e formas de pagamento, utilizando termos como troco e desconto, enfatizando o consumo ético, consciente e responsável.\
AULA 12
PERÍMETRO E ÁREA
(EF04MA20) Medir e estimar comprimentos (incluindo perímetros), massas e capacidades, utilizando unidades de medida padronizadas mais usuais, valorizando e respeitando a cultura local.
(EF04MA21) Medir, comparar e estimar área de figuras planas desenhadas em malha quadriculada, pela contagem dos quadradinhos ou de metades de quadradinho, reconhecendo que duas figuras com formatos diferentes podem ter a mesma medida de área.
Atividade:
https://phet.colorado.edu/sims/html/area-builder/latest/area-builder_all.html?locale=pt_BR
AULA 12
Extra: Pontuação - digitação
(EF35LP21) Ler e compreender, de forma autônoma, textos literários de diferentes gêneros e extensões, inclusive aqueles sem ilustrações, estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.
AULA 10 -
(EF04MA13) Reconhecer, por meio de investigações, utilizando a calculadora quando necessário, as relações inversas entre as operações de adição e de subtração e de multiplicação e de divisão, para aplicá-las na resolução de problemas.
No jogo de matemática “Calculadora Quebrada” você deve usar as teclas que não caíram da calculadora para chegar aos números indicados em cada nível. Os diferentes níveis deste jogo exploram as operações matemáticas. (adição, subtração, multiplicação e divisão)
AVALIAÇÃO 1º BIMESTRE
AULA 09 -
(EF03MA15) Classificar e comparar figuras planas (triângulo, quadrado, retângulo, trapézio e paralelogramo) em relação a seus lados (quantidade, posições relativas e comprimento) e vértices.https://atividade.digital/jogos/matematica/poligono-figuras-geometricas/conhecendo-poligonos
AULA 06
(EF04LP01) Grafar palavras utilizando regras de correspondência fonema-grafema regulares diretas e contextuais.
AULA 05
(EF03MA07) Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4, 5 e 10) com os significados de adição de parcelas iguais e elementos apresentados em disposição retangular, utilizando diferentes estratégias de cálculo e registros.
PERÍMETRO E ÁREA
(EF04MA20) Medir e estimar comprimentos (incluindo perímetros), massas e capacidades, utilizando unidades de medida padronizadas mais usuais, valorizando e respeitando a cultura local.
(EF04MA21) Medir, comparar e estimar área de figuras planas desenhadas em malha quadriculada, pela contagem dos quadradinhos ou de metades de quadradinho, reconhecendo que duas figuras com formatos diferentes podem ter a mesma medida de área.
Atividade:
https://phet.colorado.edu/sims/html/area-builder/latest/area-builder_all.html?locale=pt_BR
(EF04MA13) Reconhecer, por meio de investigações, utilizando a calculadora quando necessário, as relações inversas entre as operações de adição e de subtração e de multiplicação e de divisão, para aplicá-las na resolução de problemas.
No jogo de matemática “Calculadora Quebrada” você deve usar as teclas que não caíram da calculadora para chegar aos números indicados em cada nível. Os diferentes níveis deste jogo exploram as operações matemáticas. (adição, subtração, multiplicação e divisão)
Você sabe o significado do Brasão de Teodoro Sampaio?
AVALIAÇÃO
Bônus: https://www.escolagames.com.br/jogos/jogo-do-plural
https://atividade.digital/jogos/lingua-portuguesa/plural/plural-de-palavras-terminadas-em-ao
Significados de palavras
AULA 03
EF04MA01 - Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem de dezenas de milhar.
Antecessor e sucessor
NÚMEROS ROMANOS
AULA 02
(EF03LP05) Identificar o número de sílabas de palavras, classificando-as em monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas.
👀 Dica:
https://curriculointerativo.sedu.es.gov.br/odas/separe-em-silabas-64497/view
AULA 01 -
EF04MA01 - Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem de dezenas de milhar.
NUMERAIS EM ORDEM CRESCENTE
NUMERAIS EM ORDEM DECRESCENTE
PARES E ÍMPARES
ANTECESSOR E SUCESSORBÔNUS:
(EF04LP03) Localizar palavras no dicionário para esclarecer significados, reconhecendo o significado mais plausível para o contexto que deu origem à consulta.
[EF35LP09] - Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo as normas gráficas e de acordo com as características do gênero textual.
CARTA ENIGMÁTICA
https://jaeducativas.blogspot.com/p/jogo.html?arquivo=port_cartaenigmatica.swf
- http://www.orientadores.pmmc.com.br/cae/pai/online/atividades/0102MAT002/0102MAT00201.htm
- http://www.orientadores.pmmc.com.br/cae/pai/online/atividades/0803MAT004/0803MAT00401.htm
- http://www.orientadores.pmmc.com.br/cae/pai/online/atividades/0803MAT009/0803MAT00901.htm
- http://www.orientadores.pmmc.com.br/cae/pai/online/atividades/0803MAT012/0803MAT01201.htm
- https://www.professoracarol.org/HOTPOTATOES/graficos.htm
- https://www.estudamos.com.br/problemas/problema_matematico_envolvendo_dinheiro_13.php
- https://www.estudamos.com.br/problemas/problema_matematico_envolvendo_dinheiro_12.php
- https://www.estudamos.com.br/problemas/problema_matematico_envolvendo_dinheiro_10.php
- https://www.estudamos.com.br/problemas/problema_matematico_envolvendo_dinheiro_8.php
- https://www.estudamos.com.br/problemas/problema_matematico_envolvendo_dinheiro_4.php
- http://www.orientadores.pmmc.com.br/cae/pai/online/atividades/1002MAT006/1002MAT00601.htm
- http://www.orientadores.pmmc.com.br/cae/pai/online/atividades/0104MAT001/0104MAT00101.htm
- http://www.orientadores.pmmc.com.br/cae/pai/online/atividades/0104MAT002/0104MAT00201.htm
- http://www.orientadores.pmmc.com.br/cae/pai/online/atividades/0204MAT005/0204MAT00501.htm
PERÍMETRO E ÁREA
(EF04MA20) Medir e estimar comprimentos (incluindo perímetros), massas e capacidades, utilizando unidades de medida padronizadas mais usuais, valorizando e respeitando a cultura local.
(EF04MA21) Medir, comparar e estimar área de figuras planas desenhadas em malha quadriculada, pela contagem dos quadradinhos ou de metades de quadradinho, reconhecendo que duas figuras com formatos diferentes podem ter a mesma medida de área.
Atividade:
https://phet.colorado.edu/sims/html/area-builder/latest/area-builder_all.html?locale=pt_BR
https://www.geogebra.org/m/rbhuxpxj
Comentários
Postar um comentário