4º ANO

AULA 28

Jogo: C.I.A. - Cherlóqui Investigações de Acasos
Assuma o papel de Lupin, a lupa, e ajude Cherlóqui Rolmes a desvendar os mistérios antes do expediente terminar, descobrindo as palavras que concluem o caso investigado nas pistas e em um caça-palavras desafiador.


AULA 27

AVALIAÇÃO 3º BIMESTRE




AULA 26

O intuito do jogo é ajudar a personagem principal a reencontrar seus filhotes. O plano da gatinha para cumprir esse objetivo é o de acordar seu dono com o cheiro de bolinhos (Cupcakes), para que, então, ele abra a porta da cozinha. Será que você consegue ajuda-la a encontrar todos os ingredientes dos bolinhos e também a preparar os Cupcakes?



AULA 24
AULA 23 

AULA 21




(EF04MA18) Reconhecer ângulos retos e não retos em figuras poligonais com o uso de dobraduras, esquadros ou softwares de geometria.

(EF04MA17) Associar prismas e pirâmides a suas planificações e analisar, nomear e comparar seus atributos, estabelecendo relações entre as representações planas e espaciais.




AULA 21 (3 ATIVIDADES)

Habilidades desenvolvidas: Abordar as habilidades de desenvolvimento do raciocínio lógico através do uso das quatro operações e da análise combinatória de dados, bem como a interpretação das informações explícitas no enunciado.

(EF04MA03) Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo, cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas do resultado.


Habilidades desenvolvidas: Aprender como construir fatos básicos da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo para resolver problemas. 



Habilidades desenvolvidas: Reconhecer a diversidade da cultura local. Resgatar algumas lendas que fazem parte do folclore brasileiro

AULA 20

(EF03CI04): Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo.O guardião da selva está pedindo sua ajuda para encontrar os animais na selva.

Enfrente os desafios para ajudá-lo a protegê-los.

AULA 17

(EF04MA27): Analisar dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos de colunas ou pictóricos, com base em informações das diferentes áreas do conhecimento, e produzir texto com a síntese de sua análise.

AULA 15
AULA 13

(EF04MA25) Resolver e elaborar problemas que envolvam situações de compra e venda e formas de pagamento, utilizando termos como troco e desconto, enfatizando o consumo ético, consciente e responsável.\

AULA 12

PERÍMETRO E ÁREA

(EF04MA20) Medir e estimar comprimentos (incluindo perímetros), massas e capacidades, utilizando unidades de medida padronizadas mais usuais, valorizando e respeitando a cultura local.

(EF04MA21) Medir, comparar e estimar área de figuras planas desenhadas em malha quadriculada, pela contagem dos quadradinhos ou de metades de quadradinho, reconhecendo que duas figuras com formatos diferentes podem ter a mesma medida de área.

Atividade:

https://phet.colorado.edu/sims/html/area-builder/latest/area-builder_all.html?locale=pt_BR

AULA 12


(EF35LP21) Ler e compreender, de forma autônoma, textos literários de diferentes gêneros e extensões, inclusive aqueles sem ilustrações, estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.




AULA 10 - 

(EF04MA13) Reconhecer, por meio de investigações, utilizando a calculadora quando necessário, as relações inversas entre as operações de adição e de subtração e de multiplicação e de divisão, para aplicá-las na resolução de problemas.


No jogo de matemática “Calculadora Quebrada” você deve usar as teclas que não caíram da calculadora para chegar aos números indicados em cada nível.  Os diferentes níveis deste jogo exploram  as  operações matemáticas. (adição, subtração, multiplicação e divisão)






AVALIAÇÃO 1º BIMESTRE



AULA 09 - 

(EF03MA15) Classificar e comparar figuras planas (triângulo, quadrado, retângulo, trapézio e paralelogramo) em relação a seus lados (quantidade, posições relativas e comprimento) e vértices.
https://atividade.digital/jogos/matematica/poligono-figuras-geometricas/conhecendo-poligonos



AULA 06 

(EF04LP01) Grafar palavras utilizando regras de correspondência fonema-grafema regulares diretas e contextuais.


AULA 05

Você sabe o significado do Brasão de Teodoro Sampaio?


RESPONDA A AVALIAÇÃO:

OBSERVAÇÃO: Após enviar, não serão aceito mais refazer a avalição, por isso pense antes de responder.

AVALIAÇÃO

Se acertar menos que 10, faça:

Se acertar mais que 10:



AULA 04 - 

(EF04MA11) Identificar regularidades em sequências numéricas compostas por múltiplos de um número natural.





(EF04MA08) Resolver, com o suporte de imagem e/ou material manipulável, problemas simples de contagem, como a determinação do número de agrupamentos possíveis ao se combinar cada elemento de uma coleção com todos os elementos de outra, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.





(EF04LP03) Localizar palavras no dicionário para esclarecer significados, reconhecendo o significado mais plausível para o contexto que deu origem à consulta.

Bônus: https://www.escolagames.com.br/jogos/jogo-do-plural

https://atividade.digital/jogos/lingua-portuguesa/plural/plural-de-palavras-terminadas-em-ao

Significados de palavras

AULA 03

EF04MA01 - Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem de dezenas de milhar.

Antecessor e sucessor

NÚMEROS ROMANOS


AULA 02

(EF03LP05) Identificar o número de sílabas de palavras, classificando-as em monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas.





👀 Dica:

https://curriculointerativo.sedu.es.gov.br/odas/separe-em-silabas-64497/view


AULA 01 - 

EF04MA01 - Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem de dezenas de milhar.

NUMERAIS EM ORDEM CRESCENTE

NUMERAIS EM ORDEM DECRESCENTE

PARES E ÍMPARES


BÔNUS:


(EF04LP03) Localizar palavras no dicionário para esclarecer significados, reconhecendo o significado mais plausível para o contexto que deu origem à consulta.


[EF35LP09] - Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo as normas gráficas e de acordo com as características do gênero textual.

CARTA ENIGMÁTICA

Descubra a carta, decifrando as palavras escondidas no desenho.


https://jaeducativas.blogspot.com/p/jogo.html?arquivo=port_cartaenigmatica.swf 



AULA 31

(EF04MA25) Resolver e elaborar problemas que envolvam situações de compra e venda e formas de pagamento, utilizando termos como troco e desconto, enfatizando o consumo ético, consciente e responsável.





AULA 30

Termine o jogo 

NÍVEL FÁCIL 



AULA 29



AULA 28

Jogo: C.I.A. - Cherlóqui Investigações de Acasos
Assuma o papel de Lupin, a lupa, e ajude Cherlóqui Rolmes a desvendar os mistérios antes do expediente terminar, descobrindo as palavras que concluem o caso investigado nas pistas e em um caça-palavras desafiador.




AULA 27

(EF04MA15) Determinar o número desconhecido que torna verdadeira uma igualdade que envolve as operações fundamentais com números naturais.





AULA 26

O intuito do jogo é ajudar a personagem principal a reencontrar seus filhotes. O plano da gatinha para cumprir esse objetivo é o de acordar seu dono com o cheiro de bolinhos (Cupcakes), para que, então, ele abra a porta da cozinha. Será que você consegue ajuda-la a encontrar todos os ingredientes dos bolinhos e também a preparar os Cupcakes?



AULA 25

(EF04MA27) Ler, interpretar e analisar dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos de colunas ou pictóricos, com base em informações das diferentes áreas do conhecimento, e produzir texto com a síntese de sua análise.

Interpretando gráficos - 5 ATIVIDADES 




AVALIAÇÃO DE INFORMÁTICA  3º BIMESTRE



AULA 24

CORRIGINDO ERROS 
Ache qual palavra está errada e escreva-a corretamente nos espaços em branco.



AULA 23



AULA 22



AULA 21

(EF15AR25) Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.







AULA 19 

(EF03MA02) Identificar características do sistema de numeração decimal, utilizando a composição e a decomposição de número natural de até quatro ordens.






AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE INFORMÁTICA



AULA 14
(EF04LP05) Identificar a função na leitura e usar, adequadamente, na escrita ponto final, de interrogação, de exclamação, dois-pontos e travessão em diálogos (discurso direto), vírgula em enumerações e em separação de vocativo e de aposto.


AULA 13

PERÍMETRO E ÁREA

(EF04MA20) Medir e estimar comprimentos (incluindo perímetros), massas e capacidades, utilizando unidades de medida padronizadas mais usuais, valorizando e respeitando a cultura local.

(EF04MA21) Medir, comparar e estimar área de figuras planas desenhadas em malha quadriculada, pela contagem dos quadradinhos ou de metades de quadradinho, reconhecendo que duas figuras com formatos diferentes podem ter a mesma medida de área.

Atividade:

https://phet.colorado.edu/sims/html/area-builder/latest/area-builder_all.html?locale=pt_BR


https://www.geogebra.org/m/rbhuxpxj



AULA 12
(EF35LP21) Ler e compreender, de forma autônoma, textos literários de diferentes gêneros e extensões, inclusive aqueles sem ilustrações, estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.




AULA 10
(EF03LP02) Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, VC, VV, CVV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.


AULA 09

(EF03LP02) Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, VC, VV, CVV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.

Complete as palavras que vão caindo com as letras corretas.
Você deve correr contra o tempo para impedir os meteoros de cair em nosso amiguinho triceratops!






AULA 07

(EF03GE09) Investigar os usos dos recursos naturais, com destaque para os usos da água em atividades cotidianas (alimentação, higiene, cultivo de plantas etc.), e discutir os problemas ambientais provocados por esses usos.
(EF03LP05) Identificar o número de sílabas de palavras, classificando-as em monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas.

👀 Dica:




AULA 04 - 

(EF04LP03) Localizar palavras no dicionário para esclarecer significados, reconhecendo o significado mais plausível para o contexto que deu origem à consulta.





https://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=98


AULA 03 - 

EF04MA01 - Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem de dezenas de milhar.

NÚMEROS ROMANOS

ANTECESSOR E SUCESSOR


NUMERAIS EM ORDEM CRESCENTE


PARES E ÍMPARES



AULA 02

[EF35LP09] - Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo as normas gráficas e de acordo com as características do gênero textual.

CARTA ENIGMÁTICA

Descubra a carta, decifrando as palavras escondidas no desenho.


https://jaeducativas.blogspot.com/p/jogo.html?arquivo=port_cartaenigmatica.swf 


AULA 01

[EF03MA02] 

DECOMPOSIÇÃO DE NUMERAIS


Complete a tabela com os elementos que estão faltando.

A primeira linha serve como exemplo.
Obs: coloque o sinal junto ao número, não coloque espaços.
Correto: 100+90+6
Errado: 100 + 90 + 6
E não utilize a vírgula ao escrever o numeral por extenso.


Comentários

Postagens mais visitadas